TRATAMENTOS

Tratamento Humanizado e profissional com apoio e atenção para as pessoas que você ama.
A dependência química é uma doença crônica que possui tratamento. Ela se caracteriza pelo abuso de álcool, maconha, cocaína, crack ou outras substâncias entorpecentes, lícitas ou ilícitas. Esse tipo de doença afeta todos os aspectos da vida de um indivíduo e pode ser causado por múltiplos fatores genéticos, ambientais, sociais, familiares e individuais.

1. Desintoxicação

A desintoxicação é um passo importante para a completa reestruturação das funções metabólicas afetadas pela toxicidade e é a fase inicial de todos os tipos de tratamento para dependentes químicos. É um processo focado na reversão dos prejuízos fisiológicos e na redução dos sintomas da abstinência que podem gerar tais complicações. Vale destacar que o sucesso da desintoxicação é determinante para preparar o paciente para as próximas fases do tratamento.

2. Medicação

As medicações devem ser escolhidas criteriosamente e monitoradas pela equipe responsável. Esse cuidado evita que o usuário de drogas fique dependente dos medicamentos, já que a fisiologia natural de um organismo intoxicado requer alguma substituição ao que lhe foi retirado. À medida que a concentração de tóxicos diminui no organismo, os remédios ansiolíticos e antidepressivos poderão ser essenciais. Por isso, esse acompanhamento multidisciplinar é tão importante ao processo de recuperação.

3. Psicoterapia

A ação psicoterapêutica consiste na combinação de remédios e terapia. São diversos estágios determinados por importantes linhas metodológicas. Assim, a tarefa da equipe multidisciplinar fornecerá todo o suporte necessário ao tratamento. Como medidas de prevenção contra as recaídas, é preciso que os profissionais façam sucessivas avaliações da proposta terapêutica. Esse procedimento favorece a percepção da necessidade de ajustes que tornem as intervenções mais eficientes.

4. Internação

A internação é importante para que o paciente receba todo o suporte necessário à superação da dependência. Uma das finalidades mais relevantes da internação é o afastamento de ambientes e de pessoas que também são dependentes químicas. A internação pode ser a solução mais viável para ajudar a quem precisa se livrar do vício.